Balada em Nova Iorque: primeira viagem de Cordeone aos EUA / by Loic Da Silva

Brooklyn, Nova Iorque - 5a feira 15 de dezembro de 2016. De Portugal até os Estados Unidos, a viagem continua para Cordeone que chegou em New York City com a esperança de achar a inspiração para os seus proximos projetos.

As suas aventuras musicais continuam e é com a esperança de criar conexões com os mùsicos americanos e entrar no coração do Jazz, do Funk e da Soul Music que Cordeone pisou o chão americano pela primeira vez.

A sua primeira paragem foi obviamente no West Village, onde "deu uma canja" com a banda do "Club Groove", juntando-se a ela para tocar Superstition do Stevie Wonder e Chicken do Jaco Pastorius. A seguir correu para outra jam session em Manhattan no Zinc Bar, inspirando-se da paixão e da energia que partilhou com os outros.

“Até os músicos amadores parecem tocar com muita alma em Nova Iorque e acho as técnicas de improvisação muito mais desenvolvidas em regra geral, em comparação à França, onde eu vivo. Sente-se mesmo que o Jazz mora aqui.”

— Cordeone

O primeiro disco de Cordeone, (Vida) já era um trabalho de exploração que percorria vàrias formas de improvisação emprestado ao Jazz. Tanto que na busca de uma assinatura propria para a sua voz, descubriu que o Jazz era uma ponte natural entre os vàrios géneros musicais que influenciaram a sua carreira e a sua mùsica.

Querendo sempre pôr à prova a sua criatividade e o seu talento, e também a pedido dos seus fãs e de alguns dos seus amigos acordeonistas, nos primeiros dias da sua visita, Cordeone gravou uma improvisação no tema Giant Steps do John Coltrane. O resultado é um video feito "em casa" que poderà dar aos fãs uma pequena ideia da inspiração que este paìs lhe dà.

Apesar de focar no Jazz e na Soul music, as venturas de Cordeone com o Fado o seguiram até os EUA. O artista encontrou os Fadistas de New Jersey, e foi convidado para os acompanhar na guitarra portuguesa durante o Festival de Blues em Newark New Jersey.

Os forrozeiros de NYC também aproveitaram a sua presença para o convidar a cantar e tocar acordeão em Queens, NY. para o maior gosto do pùblico que dançou toda a noite! Em Brooklyn tocou também com os Slavic Soul Party (mùsica dos balkan).

Cordeone vai seguir a sua exploração em Nova Iorque para encontrar mais mùsicos e enriquecer os seus projetos. Ficam atentos ao proximo video de Cordeone e da sua colaboração com o capoeirista Bachir Cherif... mùsica, capoeira, dança...!

 

------------------------------------

Informam-se sobre os pròximos concertos do Cordeone clivando aqui.

Vida, o primeiro album de Cordeone, està disponivel no site de Amazon.

Baixem musica gratuita de Cordeone aqui